HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os segmentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Com o desenvolvimento da técnica e dos ofícios especializados, deu-se o incremento da agricultura, do pastoreio e do comércio de excedentes. A sociedade tornou-se mais complexa, pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Assim, as primeiras civilizações, surgidas no norte da África e na Ásia, distinguiram-se das comunidades tribais por representarem a transição de um modelo social igualitário para uma sociedade de classes. Sobre a estrutura social das civilizações da Antiguidade Oriental é CORRETO afirmar que:
O Estado, cada vez mais centralizador, reprimiu a influência exercida pela religião, forçando uma separação entre o poder religioso e o poder político.
A administração burocrática do Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos e recrutava mão-de-obra para a construção dos templos e prédios públicos.
A complexa organização das civilizações orientais relegou à religião um lugar marginal, sem status social e sem autoridade no contexto do poder político.
A existência de um Estado burocrático garantiu que a organização da sociedade se baseasse numa estrutura de relações homogêneas e igualitárias.
A divisão da sociedade em classes não interferiu na organização do trabalho e participação coletiva da produção agrícola.
Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece (ARANHA, 2006, p. 95).
Partindo da relação do texto com a imagem abaixo, julgue os itens a seguir:
I O mestre possuía importante papel na educação e formação intelectual e moral do homem grego.
II A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
III A educação grega buscava integrar o homem à sociedade, consolidando o ideal de homem ético, estético e político.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
II, somente.
II e III.
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do “Crescente Fértil”, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do “Crescente Fértil” se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região – norte da África e na Ásia –marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Com o desenvolvimento da técnica e dos ofícios especializados, deu-se o incremento da agricultura, do pastoreio e do comércio de excedentes. A sociedade tornou-se mais complexa, pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Assim, as primeiras civilizações, surgidas no norte da África e na Ásia, distinguiram-se das comunidades tribais por representarem a transição de um modelo social igualitário para uma sociedade de classes. Sobre a estrutura social das civilizações da Antiguidade Oriental é CORRETO afirmar que:
O Estado, cada vez mais centralizador, reprimiu a influência exercida pela religião, forçando uma separação entre o poder religioso e o poder político.
A administração burocrática do Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos e recrutava mão-de-obra para a construção dos templos e prédios públicos.
A complexa organização das civilizações orientais relegou à religião um lugar marginal, sem status social e sem autoridade no contexto do poder político.
A existência de um Estado burocrático garantiu que a organização da sociedade se baseasse numa estrutura de relações homogêneas e igualitárias.
A divisão da sociedade em classes não interferiu na organização do trabalho e participação coletiva da produção agrícola.
Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece (ARANHA, 2006, p. 95).
Partindo da relação do texto com a imagem abaixo, julgue os itens a seguir:
I O mestre possuía importante papel na educação e formação intelectual e moral do homem grego.
II A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
III A educação grega buscava integrar o homem à sociedade, consolidando o ideal de homem ético, estético e político.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
II, somente.
II e III.
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do “Crescente Fértil”, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do “Crescente Fértil” se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região – norte da África e na Ásia –marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
O Estado, cada vez mais centralizador, reprimiu a influência exercida pela religião, forçando uma separação entre o poder religioso e o poder político.
A administração burocrática do Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos e recrutava mão-de-obra para a construção dos templos e prédios públicos.
A complexa organização das civilizações orientais relegou à religião um lugar marginal, sem status social e sem autoridade no contexto do poder político.
A existência de um Estado burocrático garantiu que a organização da sociedade se baseasse numa estrutura de relações homogêneas e igualitárias.
A divisão da sociedade em classes não interferiu na organização do trabalho e participação coletiva da produção agrícola.
Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece (ARANHA, 2006, p. 95).
Partindo da relação do texto com a imagem abaixo, julgue os itens a seguir:
I O mestre possuía importante papel na educação e formação intelectual e moral do homem grego.
II A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
III A educação grega buscava integrar o homem à sociedade, consolidando o ideal de homem ético, estético e político.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
II, somente.
II e III.
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do “Crescente Fértil”, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do “Crescente Fértil” se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região – norte da África e na Ásia –marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
II, somente.
II e III.
No mapa abaixo, podemos observar a demarcação do “Crescente Fértil”, região do Oriente Médio, irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo e que, historicamente, foi habitada por diversos povos da chamada Antiguidade Oriental. A região do “Crescente Fértil” se estende das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
O surgimento das primeiras civilizações nesta região – norte da África e na Ásia –marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Das características de organização social nas civilizações orientais, é CORRETO afirmar que:
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
São sociedades burocráticas, com inexpressiva influência da religião e economia baseada no trabalho coletivo de acesso igualitário aos bens de consumo.
São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.
São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.
São sociedades sem organização jurídica e, por isso, a presença da religião organizada constitui por meio dos ritos sagrados a base cultural necessária para a coesão do grupo.
São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.
Desde o Renascimento, a educação, influenciada pelo Humanismo, se aproximou da razão humana para se opor aos dogmas cristãos e questionar as interpretações religiosas que predominavam no ensino. Nesse contexto, laicização do saber e a valorização da técnica em oposição ao discurso contemplativo evidenciaram o poder do controle científico sobre a natureza pautando novos ideais de educação.
Sobre os impactos do Iluminismo na educação do século XVIII, julgue os itens a seguir.
I A crença na razão e no progresso aplicaram à educação o papel de reformuladora da sociedade, da política, dos valores e da religião.
II A defesa dos direitos naturais do homem pautava um modelo de educação baseado na instrução religiosa, disciplinar e dos trabalhos manuais.
III Os intelectuais da época aspiravam um modelo de educação capaz de formar uma geração de cidadãos críticos e preocupados com o bem comum.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
I e II.
As teorias políticas modernas fazem do indivíduo a origem e o fim do poder político. Nesse sentido, uma das características fundamentais do liberalismo é fazer coincidir o interesse individual e o coletivo: o indivíduo é fim em si mesmo, e a sociedade passa a ser organizada para o serviço da realização dos fins individuais. Desse modo, o governo se constitui como democracia liberal, e a política como “laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même”; ou seja, “deixar acontecer, deixar passar, o mundo vai por si mesmo”.
Acerca dos princípios do liberalismo político, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
Estado laico
( )
Caracteriza-se pela defesa da propriedade privada dos bens de produção.
Economia de Mercado
( )
Resguarda o progresso por iniciativa própria, compreendo a competição como elemento saudável para o crescimento e a manutenção dos melhores.
Princípio do lucro e da livre iniciativa
( )
Não se identifica com nenhuma confissão religiosa e não permite participação da Igreja no Estado e também não interfere na Igreja.
Valorização do espírito empreendedor e competitivo
( )
Defende o equilíbrio na lei da oferta e da procura e redução da intervenção do Estado na economia.
Assinale a sequência CORRETA.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
2, 4, 3, 1.
3, 4, 1, 2.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
Leia, com atenção, os textos abaixo:
TEXTO I
O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo.
TEXTO II
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade, uma linha progressista ou não de desenvolvimento.
Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
O texto I contradiz o texto II.
O texto II é uma crítica ao texto I.
Os dois textos não se relacionam.
O texto II contradiz o texto I.
O texto I complementa o texto II.
As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos, a natureza está carregada de deuses, e o sobrenatural permeia todas as esferas da vida e das experiências vividas: a mesma relação com o sagrado que se manifesta no campo religioso serve também de explicação para a origem do universo, dos deuses e dos homens, dos rituais e da técnica, do bem e do mal.
Sobre os modos de organização da cultura religiosa nas comunidades primitivas e sua influência sobre a educação, julgue os itens a seguir.
I A transmissão oral dos saberes da tribo permite que a criança tome conhecimento de sua ancestralidade e construa sua identidade como membro da tribo.
II A educação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
III O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
É CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
II, somente.
I e II.
I e III.
I, somente.
Quando as sociedades se tornaram mais complexas, vimos que a divisão se instalou nelas: as mulheres, confinadas no lar, passaram a ser dependentes dos homens, os seguimentos sociais se especializaram entre governantes, mercadores, produtores e escravos, criando-se uma hierarquia de riqueza e poder (ARANHA, 2006, p. 45).
O texto acima nos apresenta um breve relato sobre a configuração das sociedades na Antiguidade Oriental. Partindo da leitura, é CORRETO inferir que:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.
Durante a monarquia romana predominou a utilização de escravos oriundos do não pagamento de dívidas contraídas enquanto o indivíduo era livre (direito civil), ao passo que com o período republicano e a expansão territorial, a profusão de conflitos permitiu aos romanos a submissão de grandes contingentes de povos dominados à condição de escravos (guerra). Por fim, tal condição tornou-se hereditária, sendo transmitida às gerações futuras pelo nascimento.
Tendo em vista a predominância do trabalho escravo nos diferentes contextos da antiguidade romana, julgue os itens a seguir.
I No período republicano, tornavam-se escravos os prisioneiros de guerra ou os indivíduos apreendidos por motivo de dívida.
II A mão-de-obra escrava era empregada em diferentes atividades: dos afazeres domésticos a funções intelectuais ou administrativas.
III A ascensão do cristianismo foi decisiva para atenuar castigos físicos e, posteriormente, pôr fim ao regime escravista romano.
Está CORRETO o que se afirma em:
A hierarquização das sociedades da Antiguidade Oriental em governantes, mercadores, produtores e escravos não impedia que todos tivessem o mesmo acesso ao saber.
Na Antiguidade Oriental as mulheres passaram a ocupar lugar de destaque na sociedade, ingressando nos cargos políticos e religiosos.
A segmentação da sociedade na Antiguidade Oriental fez surgir uma pequena classe de privilegiados em prejuízo de uma grande massa de pessoas que não tinham acesso aos direitos políticos e à educação.
Assim como nas comunidades tribais, nas sociedades da Antiguidade Oriental não existe divisão de classes e todas as pessoas possuem os mesmos direitos políticos.
A complexidade da vida social nas civilizações da Antiguidade Oriental fez surgir um modelo de organização igualitária entre pessoas, desconstruindo as hierarquias de poder e riquezas.